Theme Preview Rss

Cinco Eixos Norteadores para a Alfabetização e o Letramento


Para organizar o processo de alfabetização e letramento no Ciclo da Alfabetização o professor precisa compreender e conhecer alguns termos que serão tratados ao longo das orientações que farei, por isso, antes de falar da rotina em sala de aula, de sugerir atividades, vou apresentar aos que ainda não conhecem os cinco eixos que orientam e auxiliam o trabalho dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a priori, da Rede Estadual de Minas Gerais.

É preciso ter um pouco de paciência, pois só passarei a apresentar sugestão de atividades após a compreensão dos referenciais teóricos que envolvem a proposta. Por isso não deixe de ler e volte sempre que necessário para um bom entendimento do material. Garanto que a sala de aula não será a mesma depois que os cinco eixos forem colocados em prática. Aceite o desafio! 

O material que apresentarei a seguir foi organizado pensando nas turmas de alfabetização estruturadas no novo de Ensino Fundamental de 09 anos, onde serão consideradas as turmas com alunos de seis, sete e oito anos. A fonte pesquisada foi desenvolvida pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG e pode ser encontradao em dois formatos diferentes:

1.   Coleção: Orientações para a organização do Ciclo Inicial de Alfabetização, distribuídos em 06 cadernos distintos elaborados para a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, 2003; 

2.   Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e Linguagem, 2007. Material distribuído pelo MEC em um único caderno.

Quero ressaltar a importância de compreender bem o que vai ser tratado aqui, pois essa compreensão servirá de norte para todo o trabalho com o Ciclo da Alfabetização em qualquer escola, seja ela da rede Estadual, Municipal ou Particular, pois não estou apresentando nenhum método de ensino, mas sim capacidades que devem ser adquiridas pelos alunos no início do processo de alfabetização.
“O núcleo desta proposta está voltado para a apropriação, pelo aluno do Ciclo Inicial, do sistema alfabético e de capacidades necessárias não só à leitura e produção de textos escritos, mas também à compreensão e produção dos textos orais, em situações de uso e estilos de linguagem diferentes das que são corriqueiras no cotidiano da criança...” (Coleção: Orientações para a Organização do Ciclo Inicial da Alfabetização, Caderno 2, pág. 7).
“Sabe-se que os três anos iniciais da Educação Fundamental não esgotam essas capacidades lingüísticas e comunicativas,... porque é na alfabetização e no aprendizado da língua escrita que vêm se concentrando os problemas localizados não apenas na escolarização inicial, como também em fracassos no percurso do aluno durante a sua escolarização.” (Pró-Letramento: alfabetização e linguagem, fascículo 1, pág. 14).
As capacidades estão organizadas em torno dos 05 eixos a seguir, considerados mais relevantes para a apropriação da língua escrita:
1.   Compreensão e valorização da cultura escrita;
2.   Apropriação do sistema de escrita;
3.   Leitura;
4.   Produção de textos escritos;
5.   Desenvolvimento da oralidade. 

Estes cinco eixos são apresentados em forma de quadro individual subdivididos em capacidades que devem ser trabalhadas até a consolidação das mesmas em cada ano de escolaridade.

Aguarde a próxima postagem onde destacarei cada eixo individualmente com suas respectivas capacidades. 

por, Ana Paula Patente

6 Comente esta matéria:

Cassi disse...

Oi, Ana! Obrigada pelo recadinho apoiando meu blog, sinta-se sempre bem vinda por lá! Já estou seguindo seu blog tbm! Boa semana!

Ana Paula Patente disse...

Conte comigo Cassi!
É sempre bom manter contato com educadores de qualidade.

Pri disse...

OI QUERIDA,=..
COMO SEU BLO ESTÁ LINDO..E AMEI ESTA POSTAGEM..
UM ABRAÇO BOA SEMANA
COM CARINHO
PRI

Ana Paula Patente disse...

Obrigada Pri,
que ela possa ser útil no seu trabalho com a educação. Os cinco eixos se aplicam a todo momento no processo educativo.

Anônimo disse...

Tenho um aluno de 6 anos que esta na alfabetização.E excelente aluno, aprende rapido etc.a sua unica dificuldade e voltada para a parte de coordenação motora fina, onde ainda, esse aluno ainda não tem controle motora para começar a fazer uso da letra cursina. o pequeno deposita muita força na mão, saindo apenas a letra bastão, diga-se de passagem muito torta.enfim ele não consegue dissocia ainda o ombro, o cotovelo e o pulso.

PROFESSOR FILHO disse...

Sou coordenador e estou preparando uma foração permanente com meus professores em Caxingó-PI.Como posso ter acesso ao material completo em um só local?

Postar um comentário

Sua opinião, sugestão ou crítica sobre este artigo são muito importantes, por isso, não saia sem deixar seu comentário!

Porém, não utilize este espaço para divulgar links e fazer comentários sem relação pertinente com o artigo, pois todo comentário é previamente lido e só é publicado se tiver referência ou relação com o tema.

Utilize o mural de recados para assuntos que não tenham relação com este artigo.