Theme Preview Rss

Como Iniciar a Alfabetização e o Letramento


Esta postagem tem como foco principal contribuir para o trabalho do professor alfabetizador, trazendo uma diretriz que facilite a prática pedagógica com ênfase no processo de alfabetização e letramento no Ciclo de Alfabetização. É importante lembrar que as sugestões aqui apresentadas terão a função de suporte sendo possível acrescentar às mesmas novas contribuições, uma vez que as atividades nesta fase não se esgotam e vão além da sala de aula.

Para o professor que está iniciando seu trabalho com alfabetização e letramento e para aquele que ainda está um pouco perdido em relação a como começar esse processo com seus alunos, postarei uma série de matérias que poderão contribuir para que você possa se organizar de maneira a ter um trabalho de alfabetização e letramento bem sucedido.

É de extrema importância um planejamento bem elaborado para uma efetiva aprendizagem dos alunos, caso contrário, o processo de ensino aprendizagem poderá ficar comprometido. Esse planejamento, no entanto só terá significado se o professor souber para quem ele está planejando.

A principal e também a primeira tarefa para o professor alfabetizador ter sucesso no seu trabalho é conhecer seus alunos. Na primeira semana de aula é importante dedicar-se a uma acolhida dos alunos de maneira dinâmica, demonstrando alegria e entusiasmo. Veja mais sobre o planejamento para a primeira semana em Boas vinda Bem Planejadas.

São primeiras semanas do ano letivo que definem as relações dos alunos entre si e com o professor e dos alunos com o professor, por isso é fundamental que o alfabetizador proporcione um ambiente onde as relações sejam de respeito e diálogo.
Uma boa sugestão para gerar esse ambiente é a construção dos combinados da turma.

1. O professor pode usar como estratégia para montar os combinados a observação do comportamento e atitudes dos alunos desde o início das aulas.

2. Elaborar com a turma, através de uma roda de conversa, os combinados da turma. Essa atitude faz com que as crianças se sintam co-responsáveis pela elaboração.

3. Estimular os alunos a falar de assuntos que você observou que precisam estar nos combinados, por exemplo, “Vocês acham que podemos jogar papel no chão?”. De acordo com a resposta dos alunos você pode incluir ou não esta frase na lista de combinados.

4. Considerar todas as sugestões dos alunos é muito importante para que nenhum se sinta de fora da elaboração dos combinados.

5. Após todas as discussões a respeito dos combinados, construir com a turma um cartaz com os combinados e deixar exposto na sala de aula. É interessante afixar o cartaz numa altura acessível aos olhos dos alunos para que possam consultá-lo sempre que necessário.

Veja algumas sugestões de frases que podem ser sugeridas no momento da conversas com os alunos:


 
Após a elaboração dos combinados o professor alfabetizador já tem condição de iniciar de forma mais organizada o processo de alfabetização, pois os alunos já compreenderam as regras de convivência em sala de aula.

É importante lembrar que durante todo o processo de construção e elaboração dos combinados a alfabetização e o letramento os alunos já haviam iniciado, pois participaram das interações em sala de aula escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor e expondo opiniões nos debates com os colegas e professor, ou seja, desenvolveram capacidades para o desenvolvimento da oralidade, além das capacidades que contribuem para o domínio da escrita, da leitura e da produção de textos.

Para entender melhor estas capacidades dedicarei a próxima postagem para falar dos 05 eixos desenvolvidos pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG. Esses 05 eixos têm o objetivo de “sistematizar e discriminar as capacidades mais relevantes a serem atingidas pelas crianças ao longo dos diferentes momentos do Ciclo Inicial de Alfabetização, no contexto de um Ensino Fundamental de Nove Anos, proposto para o Estado de Minas Gerais.” (Coleção: Orientações para a Organização do Ciclo Inicial da Alfabetização, Caderno 2, pág. 7).

por, Ana Paula Patente

5 Comente esta matéria:

MARCIANO VASQUES disse...

Oi,
Magnífico o trabalho que você realiza. Estou oferecendo a você, ao seu blog, o selo CASA AZUL DA LITERATURA.
O selo certifica a promoção e a divulgação da cultura entre os povos, que é o que vocês faz com seu blog. Caso o aceite, o selo está em CASA AZUL DA LITERATURA.
http://casaazuldaliteratura.blogspot.com/
Avise-me quando o postar em APRENDE MINAS, para que eu possa pôr o seu blog na lista visível dos que receberam o selo.
Aproveite e visite também o CASA AZUL DA EDUCAÇÃO. Quando quiser, envie colaborações, pois ele está esperando textos de educadores.
Bem, é isso,
Um abraço de
Marciano Vasques
Autor de Literatura Infantil

Magda M. S disse...

Olá, sou professora de educação infantil e estou deslumbrada com seu blog.
É de pessoas assim que precisamos na Educação
Solidária, amiga e inteligente.
Parabéns
Magda M.

Ana Paula Patente disse...

Marciano e Magda,
Gente não há nada melhor do que falar de educação não é mesmo!
Venham sempre ao blog, será um prazer tê-los por aqui!
abraços,
Ana

CubinhoKids disse...

Muito legal o seu blog, parabéns!
CubinhoKIDS - bonequinhos de papel com o alfabeto para imprimir, montar e brincar em jogos de alfabetização.
http://www.cubinhokids.com.br/letra_a_de_aviao

Isabele disse...

Gostei muito das dicas. Irei utilizar algumas em minha sala de aula.Bjs

Postar um comentário

Sua opinião, sugestão ou crítica sobre este artigo são muito importantes, por isso, não saia sem deixar seu comentário!

Porém, não utilize este espaço para divulgar links e fazer comentários sem relação pertinente com o artigo, pois todo comentário é previamente lido e só é publicado se tiver referência ou relação com o tema.

Utilize o mural de recados para assuntos que não tenham relação com este artigo.