Theme Preview Rss

Histórias Em Quadrinhos e os Cinco Eixos


Desde criança as Revistas da Turma da Mônica me encantavam por suas belas ilustrações e histórias cheias de aventuras. As histórias do Maurício de Souza são ótimas para trabalhar em sala de aula pois são de linguagem fácil, ilustrações sugestivas e as crianças adoram.

E a história “Cebolinha & Cascão em: Amizade” não poderia ser diferente. Os quadrinhos a seguir, mostram uma bela prova de que a amizade pode nascer quando ainda somos crianças e durar por toda a nossa vida, independente das nossas diferenças.

Essa é uma história que o professor pode utilizar para trabalhar além dos valores de uma amizade duradoura e verdadeira, os Cinco Eixos da Alfabetização e Letramento. É possível criar atividades para pelo menos uma semana de aula utilizando apenas a história em quadrinhos e os cinco eixos.

Como exemplo do que pode ser trabalhado, veja abaixo alguns exemplos de atividades. Note que os Cinco Eixos são trabalhados de forma interligada, sendo em muitas vezes difícil de serem vistos de forma isolada. Por isso, eles estão identificados de forma numérica apenas para uma melhor compreensão de cada capacidade, mas a realização das atividades como um todo não seguem esta sequência. O professor pode ainda acrescentar mais atividades às propostas:

1. Compreensão e Valorização da Cultura Escrita
Mostre que a história foi contada através de um dos meios existentes de circulação da escrita, que é a revista em quadrinhos.

Aproveite o momento para falar da estrutura de uma revista em quadrinhos. Pergunte quem já conhece, quem já leu uma, o que eles perceberam de diferente entre uma história contada em quadrinhos e uma contada em forma de texto, etc. Faça uma sondagem e ao mesmo tempo ensine para aqueles que ainda não conhecem.

Capacidade:
. Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção
escrita e de circulação da escrita na sociedade.

2. Apropriação da Cultura Escrita
Após a atividade proposta no eixo da produção escrita, utilize o texto produzido para verificar como os alunos estão escrevendo e aproveite a atividade para planejar atividades que visem sanar as dificuldades no domínio das regularidades ortográficas.

Capacidade:
. Dominar regularidades ortográficas.



3. Leitura
Peça aos alunos que digam, depois de feita a leitura da história, se eles conseguiram compreender a história só pelo que leram ou se as imagens também ajudaram na compreensão da história. São os personagens que estão contando a história ou existe outra pessoa contando? etc.

Faça perguntas que possam identificar se os alunos realmente entenderam a história e quais os recursos utilizados por elas para compreenderem a história.

Capacidades:
. Compreender textos;
. Construir compreensão global do texto lido, unificando
e inter-relacionando informações explícitas e implícitas.



4. Produção Escrita
Peça para que os alunos imaginem e escrevam possíveis falas do Cascão e do Cebolinha de acordo com o que eles acham que cada um está dizendo em cada quadrinho. Neste momento é importante que os alunos já tenham a compreensão da estrutura de uma história em quadrinhos como, por exemplo, que a fala de cada um vem representada por balões e que cada tipo de balão representa o modo como os personagens estão se expressando (falando, gritando, pensando, etc.).

Capacidade:
. Planejar a escrita do texto considerando
o tema central e seus desdobramentos.

5. Desenvolvimento da Oralidade
Quando você verificar o eixo da oralidade verá que seus alunos alcançaram algumas das capacidades deste eixo como:

. Escutou com atenção e compreensão;
. Respondeu às questões propostas;
. Expôs sua opinião.



E se seus alunos não atingiram estas capacidades de forma satisfatória é interessante trabalhar a importância das mesmas durante a realização de cada atividade.

Elaborado por, Ana Paula Patente

Acompanhe a história:

Deixe sua experiência registrada aqui no blog:
Se você utilizou a sugestão, vai utilizar ou já trabalhou desta forma conte-nos aqui sua experiência e ajude a enriquecer esta atividade!

4 Comente esta matéria:

ADRIANA CABANA disse...

adorei a SUGESTAO VOU APLICAR NA TURMA DE PROJETO DA ESCOLA E ASSIM QUE TIVER UM RESULTADO VOU DAR UM RETORNO ! O BLOG ESTA MARAVILHOSO .. COLOCAMOS NO NOSSO MURAL DE RECADOS DA SALA DOS PROFESSORES ... PARABENS !

Ana Paula Patente disse...

Que coisa boa Adriana!
Quero saber notícias sim do resultado do seu trabalho. Vai ser muito bom para enriquecer esta atividade.
Um grande beijo!

Fátima Patricia disse...

Desde que descobri este blog tenho passado às professoras da escola onde estou atuando na direção várias estratégias aqui encontradas.
A rotina de trabalho com os gêneros textuais foi um achado. Estou viciada neste blog.
Muito obrigada por este serviço de grande relevância para a educação.

Ana Paula Patente disse...

Que coisa boa saber disso Fátima Patrícia. Fico muito feliz em saber que o blog está chegando às escolas. Matérias novas estarão sendo publicadas em breve.

Postar um comentário

Sua opinião, sugestão ou crítica sobre este artigo são muito importantes, por isso, não saia sem deixar seu comentário!

Porém, não utilize este espaço para divulgar links e fazer comentários sem relação pertinente com o artigo, pois todo comentário é previamente lido e só é publicado se tiver referência ou relação com o tema.

Utilize o mural de recados para assuntos que não tenham relação com este artigo.