Theme Preview Rss

Planejamento Escolar e Aprendizado


O planejamento que o professor deve fazer de suas aulas é extremamente fundamental no processo de ensino-aprendizado dos seus alunos. É praticamente ele que vai definir o sucesso ou o fracasso da turma, pois nele contém, entre outras coisas, as estratégias e metodologias e as possibilidades de replanejar.

Se deseja ter sucesso em sala de aula, torna-se importante o professor centrar-se em torno de alguns questionamentos ao elaborar seu planejamento como:

  • O que eu espero dos alunos em termos de aprendizagem? Isso determina toda a elaboração da atividade.
  • O que os alunos já sabem? Isso pode orientar o meu planejamento.
  • A atividade não deu certo. O que devo fazer? Replanejar, fazer uma nova intervenção e ainda levar em consideração outra pergunta: Não deu certo foi com todos ou somente com alguns alunos?
  • Os alunos entenderam o que eu quero a atividade que foi proposta? O enunciado está claro?
O momento de planejar a atividade é fundamental, pois é através dela  que  proporciono meus alunos aprenderem conteúdos relevantes e de forma significativa.

Assista ao vídeo sobre alguns aspectos do planejamento escolar que Priscila Monteiro, coordenadora de formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul deu à Nova Escola.

0 Comente esta matéria:

Postar um comentário

Sua opinião, sugestão ou crítica sobre este artigo são muito importantes, por isso, não saia sem deixar seu comentário!

Porém, não utilize este espaço para divulgar links e fazer comentários sem relação pertinente com o artigo, pois todo comentário é previamente lido e só é publicado se tiver referência ou relação com o tema.

Utilize o mural de recados para assuntos que não tenham relação com este artigo.